#YOUPIXSTUDYTOUR: o que viemos fazer com 15 pessoas na Califórnia?

YOUPIX
YOUPIX
Published in
4 min readJun 19, 2017

--

Quando se acreditava que redes sociais eram só redes sociais cuja função maior era servir de repositório para conteúdo de terceiros (e monetizá-los), eis que todas as principais passaram a direcionar seus olhares e esforços para a criação de conteúdo original. Veículos criam conteúdo, pessoas criam conteúdo, marcas criam conteúdo, produtoras criam conteúdo, agências também. As linhas entre que faz, quem distribui e quem monetiza já não existem mais.

E é atrás de práticas, provocações e respostas para esse cenário desafiador que nós vamos na nossa Study Tour LA. \o/

Los Angeles está para o conteúdo e o entretenimento digital, assim como San Francisco está para startups e tecnologia. A cidade se transformou no epicentro das empresas mais disruptivas do mercado de conteúdo digital e também é berço de alguns dos maiores creators da atualidade. Não à toa, a VidCon, maior conferência de vídeos online do mundo, rola por essas bandas.

Se você trabalha nesse universo digital e não conhece a VidCon, recomendo fortemente que você a) acesse o site e veja a agenda completa do evento, b) leia nossos textos de cobertura da VidCon em 2016, c) fique bem ligadx na nossa cobertura desse ano. Estamos na Califórnia não só pra participar da VidCon, mas também para fazer uma imersão na indústria que está mudando a cara da comunicação no mundo.

Viemos pra cá para realizar a nossa Study Tour, trazendo conosco mais 14 pessoas: Leo D’Andrea (Supervisor de Criação de Produção da Globo), Suzana Freitas (Supervisora Executiva de Recursos Humanos da Globo), Vanessa Oliveira (Diretora de Projetos Digitais do ViU Hub (Globosat), Fernanda Menegotto(Sócia e Diretora Executiva da VBrand), Du Migliano & Andressa Schneider Co-fundadores da 99Jobs), Ana Paula Passarelli (Creator do canal Passa dos 30 e Consultora de Inovação da New Content), Beto Feres (CCO da New Content), Nelson Enohata (fundador da Oficina Produções), Cris Frade (Fundador do Trio Digital Group), Pati Papp (Sócia da Pulp e Co-Criadora do Viajo Com Filhos), Tito Melo (Creator do canal O Tito Melo), Camilo Coutinho (Consultor e creator do canal Play de Prata) e Bob Wollheim (Head de Digital do Grupo ABC).

E o que vai rolar nessa Study Tour?

Na primeira parte da viagem vamos visitar empresas que estão contribuindo para a evolução e disrupção do mercado digital: Facebook (em cujos estúdios nunca pisou um grupo brasileiro \o/), Twitter (com um escritório a apenas 2 quadras da praia em Santa Mônica), AwesomenessTV (uma empresa de mídia multiplataforma voltada pra Geração Z), Disney Digital Network (fusão da Maker com a Disney Interactive), Youtube (e sua gigantesca central de produção de conteúdo em Playa Vista), Fullscreen (que começou como MCN e hoje gere sua própria Netflix), Theorist Media (fundada por MatPat, youtuber com mais de 13 milhões de inscritos), ZEFR (que usa data para criar estratégias de vídeo para marcas), Snap Inc (que esse ano lançou seu Snapchat Shows Initiative, braço de produção original), Buzzfeed Motion Pictures (a toda poderosa e onipresente empresa de mídia digital e viral).

Em cada uma dessas paradas, seremos recebidos por executivos que dividirão conosco suas práticas, suas visões para o futuro e também compartilharão oportunidades de negócios. Alguns dos assuntos que vamos abordar nessas paradas:

  • Como atuar em um cenário cada vez mais competitivo de conteúdo original? Como cada rede vê esse cenário e como atua em cima dele?
  • Como criar estratégias de conteúdo multiplataforma (on e offline) e com modelos de negócios que não se canibalizam?
  • SVOD, OTT, mobile, Cinema, Youtube, redes sociais… o que criar, para onde e como?
  • Como criar, nutrir e gerir comunidades online através de conteúdo?
  • Quais são os formatos de produção mais promissores?
  • Qual o papel que os Dados terão na criação e distribuição de conteúdo?
  • Como Hollywood tem interagido com criadores de conteúdo e influenciadores?
  • Qual o futuro das MCNs?
  • Como é o cenário onde operadoras de telefonia são donas de produtoras de conteúdo?

Essas são só algumas das perguntas que vão nortear nossos estudos por aqui.

Ficaremos 3 dias em Los Angeles (de 19 a 21) visitando empresas e assistindo à palestras. E depois vamos pra Anaheim, cidadezinha perto de LA que é palco para a VidCon, evento imperdível da indústria digital.

A partir de hoje, você vai poder acompanhar essa jornada com a gente. Vamos reportar sobre os nossos papos, visitas e descobertas aqui no nosso Medium e também em nossas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). Vai lá, segue a gente, não perca a oportunidade de receber em primeira mão as notícias mais fresquinhas direto da fonte. \o/

Se você quiser mandar perguntas e nos ajudar a construir esse conteúdo, ficaremos felizes demais! É só comentar aqui ou mandar reply em nossas redes sociais. Bora? :)

Um obrigadão especial ao Bradesco, que em mais um ano está ao nosso lado incentivando essa imersão e nos ajudando a fomentar o mercado digital. ❤

Não esqueça de clicar no coraçãozinho ali embaixo e se inscrever na nossa publicação pra fazer parte dessa conversa. ❤

Siga o youPIX:
TwitterFacebookRSSYoutube - Instagram

--

--

A YOUPIX é uma consultoria de negócios para a Influence Economy.