YOUPIX Creators Boost é sobre acolhimento, descobertas e transformação

Dani Costa
YOUPIX
Published in
5 min readMar 27, 2017

--

Quando o nosso sonho virou realidade e começamos a ajudar criadores de conteúdo a realizarem os seus

Foto: Joshua Clay

por Dani Costa Besouchet, diretora e sócia do YOUPIX

Nós amamos criadores de conteúdo! Esse é o nosso mantra aqui no YOUPIX, vocês já nos ouviram falar disso muitas vezes. Tudo o que a gente faz é pensando neles, no desenvolvimento do trabalho deles e desta nova indústria. Com o YOUPIX Creators Boost, co-realizado ao lado da Agência 1927, Bradesco, Folha de S.Paulo e da Globosat, não é diferente. Falamos disso quando divulgamos os 4 projetos selecionados para o primeiro ciclo do nosso programa de aceleração.

O que não contamos, porém, é o quanto isso nos emociona e nos enche de energia para seguir fazendo o que a gente faz. Primeiro porque temos marcas que acreditam nos projetos que criamos e se envolvem do início ao fim em fazer acontecer. Segundo porque, já no nosso primeiro encontro, que rolou na semana passada, tivemos um spoiler do quão incrível vai ser passar por esse processo.

Antes mesmo de começar o programa de aceleração, essa energia já tomou conta. Explico: fui a responsável por ligar para cada um e dizer “hey, seu projeto é um dos selecionados para o programa de aceleração do YOUPIX e você vai ter que dar um jeito de vir todo mês para São Paulo” — todos os creators são de fora da capital paulistana. Do outro lado, risos de alegria. Em resposta, apenas uma certeza: “vou dar um jeito, pode confirmar!”. Desse momento em diante, muita ansiedade de todos os lados: nós, eles e as marcas co-realizadoras. Todo mundo empolgado e com vontade de ver o negócio rolar.

Semana passada, enfim, realizamos os dois primeiros dias do YOUPIX Creators Boost. Tivemos treinamentos e aulas, mentorias e um evento de networking. Ao todo serão três meses de aprendizados e trocas com diferentes profissionais e creators.

Bia do YOUPIX e Camila da Folha

O primeiro dia iniciou com a palestra da Bia (Granja) sobre como encontrar seu valor como criador de conteúdo. Pura inspiração. Nas palavras dos acelerados, a dose certa de motivação para começar o Creators Boost. Seguiu com a Camila Marques, editora de digital da Folha de S.Paulo, que falou sobre produção de conteúdo e desenvolvimento editorial; e então com o Rafael Sbarai, jornalista e supervisor executivo de produtos digitais do esporte do Grupo Globo, com workshops sobre planejamento editorial, distribuição e audience development.

O dia foi encerrado com um happy hour para poucas pessoas, na sua maioria creators, que puderam falar de suas experiências e também conhecer os projetos dos criadores de conteúdo do nosso programa de aceleração. Foi o primeiro de muitos encontros que vamos fazer para que o ecossistema conheça os acelerados. O networking é um dos pontos fortes do programa. Tivemos certeza disso no dia seguinte. Acelerados se sentiram acolhidos e ressaltaram a abertura para conversas de todo tipo. Do outro lado, vários convidados nos mandaram mensagens e emails dizendo que tinha sido especial para eles também.

Foi um dia intenso. Apesar de cansados, estávamos todos com um sorrisão no rosto. Nós do YOUPIX por proporcionar aqueles momentos de troca, e eles por terem conhecido tanta gente legal, pessoas inspiradoras cheias de histórias para contar e conhecimentos para compartilhar.

Gabriel Lucinski, do Facebook

No segundo dia, mergulhamos de cabeça em métricas. Gabriel Lucinski, page analyst do Facebook, e Clayton Galvão, consultor do YouTube Space, falaram sobre como aproveitar os recursos das plataformas para entender os números e o que eles nos dizem. Quando todos já tinham certeza de que suas cabeças iam explodir com tanta informação e ideias, rolaram as mentorias.

Bob Wollheim, co-fundador do YOUPIX, finalizou o encontro com sessões de mentoria individuais, que serviram para saber mais sobre os desafios, angústias e as visões de futuro de cada um dos acelerados. Este é outro ponto forte do programa, já que proporciona aos creators um espaço para reflexão, uma oportunidade para se questionarem e pensarem de um jeito diferente, em novas possibilidades.

Enquanto tudo isso rolava, todos nós aprendemos ainda mais com a convivência (sim, esse foi SÓ o nosso primeiro encontro e já foi lindo). Acolhemos a diversidade do grupo, que é formado pelo Rhenan, jornalista brasiliense que criou um site para levar a cultura e arte brasileira para o maior número de pessoas (A Mulher do Piolho); pelo casal carioca Mari e Leandro, que compartilha dicas com quem está saindo ou planejar sair da casa dos pais (canal De Mudança); pela dupla formada por Bruno, deficiente auditivo, e Flávia, cadeirante (do canal É Libras); e pela Louie, uma vlogger muito autêntica que fala principalmente sobre feminismo, sexualidade e vegetarianismo (canal Louie Ponto).

Não é exagero meu dizer que foi puro amor. Eles mesmos disseram isso ao final. Amor porque tava todo mundo fazendo aquilo que gosta e acredita, num ambiente em que todos tinham a ensinar e aprender.

Acolhimento, aprendizado, transformação, amor, passo, troca e descoberta foram as palavras escolhidas pelos acelerados para descrever o nosso primeiro encontro.

Nós do YOUPIX, os professores, os profissionais e os creators que participaram destes momentos sabemos a energia que rolou. Aprendemos com o Bruno que a conexão pode ser infinita se a gente tiver empatia e vontade de aprender. Contamos com o trabalho de duas intérpretes de libras, mas nos envolvemos em entender a melhor forma de ajudar a transmitir a mensagem e nos divertimos juntos neste processo. Nosso ritmo foi outro, para que a troca fosse igual para todos.

Por isso, o YOUPIX Creators Boost é sobre acolhimento, descobertas e transformação. Saímos diferentes, com ainda mais energia para os nossos próximos encontros e com a certeza de que estamos fazendo um trabalho poderoso dentro dessa indústria.

Que a gente siga construindo sonhos juntos! ❤

Voa, Creators Boost!

Class of 2017 ❤

Esse é apenas o primeiro dos ciclos de aceleração que realizamos no Creators Boost. No segundo semestre abriremos novas inscrições, fique ligadx em nossas redes sociais pra não perder essa oportunidade. ❤

Siga o youPIX:
TwitterFacebookRSSYoutube - Instagram

--

--

Facilitadora de Processos de Desenvolvimento Humano & Conversas Significativas