YOUPIX BUILDERS 2020

10 pessoas que ajudaram a construir o mercado de conteúdo e influência no Brasil

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Veja nossa retrospectiva de 2020, clica aqui que a gente chamou 8 profissionais foda do mercado pra levantar os assuntos bombados do ano e traçar caminhos pra 2021.

O papo aqui desse texto é a nossa já tradicional lista de Builders do ano, quando elencamos alguns creators e profissionais que contribuíram com a nossa indústria e ajudaram a CONSTRUIR o mercado de influência em 2020, seja porque trouxeram inovação, provocação, inclusão, diversidade, profissionalismo e outras tantas coisas importantes pro nosso crescimento. O YOUPIX Builders não é um prêmio, não é uma lista dos mais falados de 2020, é um reconhecimento pra quem FEZ!

Criamos o Builders em 2015 e é muito especial para nós. Nunca repetimos nomes porque queremos sempre abrir espaço para novas vozes, mas muitos dos que já passaram por aqui continuam fazendo trabalhos incríveis e merecem sempre reconhecimento. [Clica aqui e veja todos que já foram mencionades]. ❤

Esse ano, por conta de todo distanciamento físico, a gente quis fazer algo mais acolhedor. Por isso, convidamos pessoas próximas das/dos Builders do ano para escrever a homenagem de cada uma/um. ✨

Então, sem mais delongas conheça a lista dos 10 Builders 2020, em ordem alfabética, pelo olhar de 10 profissionais foda:

Átila Iamarino por Ju Wallauer

Existem muitas metáforas possíveis para explicar o que Atila Iamarino fez em 2020. Lanterna em meio a escuridão? Talvez. Farol na tempestade? Sim. Mas nenhuma faz jus à realidade. Atila não precisa de metáfora: ele é real e sua contribuição é palpável.

Começamos esse ano com a certeza de que seria um ano melhor, com mais possibilidades, como é na maioria das vezes. Viajamos a trabalho, pensamos em atividades, tínhamos uma rota bem planejada. Mas não sabíamos que um detalhe pequeno, microscópico, colocaria tudo a perder.

Em março, o caos. Tudo foi caindo: os planos, as metas, as esperanças. Não tínhamos mais certeza de nada, e por mais que a gente quisesse se manter positivo, as dúvidas sem fim sobre o que era o Coronavírus e quanto tempo ele duraria nos fizeram buscar informações sobre o que estava acontecendo. E Atila estava pronto pra nos contar tudo o que sabia.

Atila é divulgador científico há bastante tempo. Sempre apareceu em podcasts e em seu canal, Nerdologia, explicando e traduzindo o mundo a nossa volta. E em 31 de janeiro, ele começou a nos contar mais sobre a Covid-19 no vídeo “E se o CORONAVÍRUS chegar no Brasil?”. Depois, passou a explicar mais em lives. Chegou, e agora? Quais os sintomas? Tem sequelas? O que é uma pandemia? Por que eu devo ficar em casa? Como assim usar máscaras?

A cada live, mais público. E cada pessoa nova que chegava aprendia mais sobre os estudos, a experiência que a China — e o mundo — tinham com esse tipo de vírus, a importância do isolamento e da resiliência. Não é nada fácil ser a pessoa que traz notícias difíceis de engolir. E Atila nos avisou que, por um tempo, precisaríamos dispensar os abraços, os encontros com os amigos, as festas e tudo mais que conhecíamos como normal.

A pandemia segue firme. E toma mais live. E toma mais público. Atila furou a bolha muito bem furada e sua audiência — que já era grande — tomou proporções enormes. Foi ao Roda Viva, apareceu em mais programas, virou fonte principal cheia de credibilidade enquanto parte da imprensa se escorava no jornalismo declaratório e o governo federal mentia. Só que nem todo mundo estava preparado pra ouvir o que ele tinha pra nos contar. Atila virou alvo de críticas furiosas, acusações de propagação de notícias falsas, foi acusado de ser exagerado e até apelidado de “cientista do fim do mundo”. E quem é criador de conteúdo sabe bem como isso abate. Machuca, cansa, nos deixa exaustos. Quanto mais exposição, mais difícil fica.

Atila é um comunicador no sentido mais cru da palavra. Enquanto muitos meios tentavam abrandar a pandemia, ele fez questão, mesmo cansado, de nos falar sobre a realidade. De ler e nos contar sobre as projeções trágicas que tínhamos caso não fizessemos nada. Ele contextualizou, explicou conceitos, chamou a atenção de autoridades e nos mostrou o que priorizar.

E é claro que Atila está cansado. Mas mesmo com tudo isso, ele não se acanhou e segue, agora, nos ajudando com nossas novas dúvidas. E a segunda onda? Posso confiar na vacina? Posso ver a família toda no natal? Será que tem jeito seguro de viajar?

Atila segue nos ouvindo e nos contando sobre o mundo. Em suas redes sociais, no YouTube, na coluna que assina na Folha de S. Paulo. Por esse trabalho todo, ganhou até uma Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo. Mesmo que nesse momento as suas notícias nem sempre sejam boas ou animadoras, a importância de celebra-lo e agradecer seu trabalho é imensa. Obrigada, Atila, por não se deixar abater. Por ser apaixonado pela ciência, por ter fé no conhecimento, por nos apontar possibilidades. Obrigada por ser melhor do que qualquer metáfora.

Ju Wallauer é co-Fundadora no Mamilos Podcast (Texto escrito por ela e sua equipe).

Bruno Goes (Nobru) por Stéffano Coelho

Em 2020, em meio a pandemia, a indústria de games e eSports chamou ainda mais a atenção do público mainstream. Ainda pouco se comenta como o acesso a esse tipo de entretenimento ainda é bastante elitizado no Brasil. Felizmente, jogos mobile como o Free Fire e o futuro lançamento Wild Rift estão democratizando o acesso aos tão amados games. E um dos melhores representantes desse movimento é Bruno “Nobru” Goes.

Nobru é um dos maiores criadores de conteúdo do mundo e um dos maiores sucessos do Free Fire. Seu primeiro grande passo em 2020 aconteceu em Abril quando anunciou que faria suas transmissões ao vivo na Twitch. De lá para cá seu sucesso só acelerou. Em menos de 9 meses Nobru já somava mais de dois milhões e meio de seguidores na Twitch e, no mesmo ano, ainda conseguiu realizar mais um sonho (duas vezes!): produzir seu próprio campeonato. A segunda edição da “Copa Nobru” terminou agora em Dezembro e quase atingiu a marca de 300 mil espectadores simultâneos. Aguardamos ansiosos para ver o que Nobru aguarda para 2021.

Stéffano Coelho é Content & Strategy Manager na Twitch.

Camilla de Lucas por Samantha Almeida

“Sah vem aqui na minha sala, eu vou te apresentar uma pessoa por quem você vai se apaixonar!”. Foi assim que conheci Camilla de Lucas em 2019 na sala da Fátima Pissara.

Quando entrei realmente fiquei impactada, eu já a conhecia pelos perfis do Yuri Marçal mas pessoalmente Camilla é um acontecimento.

Foram exatamente 20 minutos juntas, conversas comuns de trabalho, ideias de carreira, marcas que gostaria de trabalhar… Recebíamos sempre novos talentos e esse primeiro contato era muito importante para sentirmos como trabalhar o artista. Mas esse dia foi fácil, já estava escrito: Camilla era especial.

Quando ela saiu da sala, Fatima me olhou e disse: “Uma estrela. O Brasil vai conhecer essa garota, anota isso!”. E não deu outra.

Eu saí de fininho da sala e Camilla entrou de fininho direto de Nova Iguaçu para as nossas vidas. Criou um formato tão proprietário que virou referência de criação de conteúdo fazendo das redes um lugar muito mais divertido, criativo e arrebatando fãs como Regina Casé e Péricles — sim, se isso não for sinal de sucesso eu não sei mais de nada.

Tem uma felicidade muito especial em ver alguém como ela explodir nacionalmente, vê-la ser capa de revista, ver o nome se transformar nos mais pedidos dos briefings de marca. Tem um “vai garota!” especial para quem a viu chegar no seu primeiro milhão e que já virou quase 7 milhões de seguidores entre suas redes sociais.

Tem ainda mais prazer em saber que isso é apenas o começo porque Camilla é definitivamente uma roteirista, diretora, editora e atriz brilhante.

É um privilégio acompanhar alguém tão jovem e tão consciente do papel que ocupa, uma mulher negra com visibilidade na internet, onde são poucas as que conseguem chegar ao status de “milhão”. Ver em cada escolha uma responsabilidade aguçada, as inteligentíssimas seleções de parcerias onde todos ganham, inclusive nós que morremos de rir com ela. Assistir sua construção cada vez mais forte de identidade é ter a certeza que melhores espaços estão sendo construídos para as novas gerações que terão Camilla como referência e isso por si só é a verdadeira revolução digital que tanto esperávamos.

Vou usar uma frase da própria Camilla para fechar esse texto porque acho um resumo sobre nossos tempos: “Não fico presa às regras da ‘blogueiragem’”, nada mais importante do que achar nosso lugar único, exclusivo, especial no mundo e Camilla achou, como bem disse Fátima, “ela é uma estrela e o Brasil ainda vai conhecer (muito mais) essa garota”. Vai sim, não tenho dúvidas.

Samantha Almeida é Head of Twitter Next at Twitter Brazil e Builder 2017.

Helô e Ari (Boticário) por Jessica Carvalho

Helô Helena & Ari Deschamps fazem parte das áreas de Relações Públicas e Experiência de Boticário e esse ano trouxerem inspiração para 200 (e muitas mais) mulheres com o programa Geração Botik.

A idealização e a participação 100% ativas desses mulheres no projeto que veio para capacitar mulheres 40+ para serem influs digitais foi um grande passo na democratização do universo online, encantador e inspirador. Precisamos de mais iniciativas como essa nos próximos anos que estão por vir! Mais igualdade, mais liberdade e mais notoriedade para essa Geração de mulheres. Um projeto feito de mulheres que inspiram e para outras mulheres que também inspiram.

Jessica Carvalho é Account Coordinator da agência PROS

Influência Negra por Gabriel “Sukita” Matos

Demorei alguns meses para começar a fazer terapia. Isso porque eu não queria abrir mão de encontrar um profissional negro que conhecesse na pele as questões raciais que me atravessam — e que, não raro, nos atropelam.

Depois de encontrar uma profissional que me entendia e sabia o que eu precisava ouvir, foi em uma das sessões que ela me recomendou um podcast chamado Influência Negra. Ela estava certa, eu tinha que ouvir.

Do ponto de vista da criação de conteúdo, são várias as barreiras que nos desencorajam a produzir pautas raciais para a internet. Algumas delas são a falta de interesse de grande parte da audiência, o boicote das plataformas digitais e das marcas, os ataques e ameaças constantes, as aproximações por interesse e as besteiras que ouvimos e que, certamente, outros produtores de conteúdo que são brancos não ouvem. Sem falar das dificuldades técnicas, de produção, o racismo algorítmico e etc.

Para superar essas questões e fazer um conteúdo autêntico e relevante, que engaja a audiência, seguindo as boas práticas das redes sociais, servindo de ponte entre o público e as suas necessidades, sem ignorar — e, pelo contrário, exaltando — toda a bagagem cultural e social preta é preciso ter uma curiosidade corajosa e um propósito inabalável. É um trabalho para poucos.

Agora, fazer tudo isso de maneira consistente há tanto tempo, sem subestimar a inteligência da audiência, gerindo e fortalecendo uma grande comunidade, ao mesmo tempo que mantém a qualidade e o impacto dos conteúdos lá no alto em um ano tão difícil para os negros como foi 2020, aí é um trabalho para a galera do Influência Negra.

A minha terapeuta sabia que eu tinha que consumir os conteúdos deles e agora venho aqui recomendar porque sei que vocês também precisam.

Sukita é Audience Director at The Intercept Brasil e Builder 2019.

Lorrane Silva por Murilo Ribeiro

Se você não vive em outra galáxia, certamente rachou de rir neste ano com os vídeos da Pequena Lo. Nesse 2020 turbulento, marcado por tantas notícias tristes, essa mineirinha danada despontou como uma das melhores surpresas da rede. Aliás, fala sério: o adjetivo “pequena” só cabe mesmo nas arrobas que ela escolheu para batizar seus perfis bombados no TikTok, no Instagram e no Twitter! Na real, tudo em Lorrane é gigante: o talento, o carisma, a capacidade de produção e o incrível engajamento que ela vem construindo com sua fiel audiência (também gigantesca e crescente! Agora, quando escrevo esse texto, já são mais de cinco milhões de seguidores!!!). Lo é psicóloga e sonha em ser atriz. A pandemia atrasou seus planos de cursar teatro, mas, curiosamente, deu à ela a oportunidade de brilhar em milhões de telas.

Não é exagero dizer que, em tempos em que as aglomerações foram canceladas, não poderia haver um jeito mais certeiro de estrear e arrebatar o coração do público! Voa, Lo! Você construiu redes muito mais divertidas e empáticas nesse ano tão pesado! E se não faltam motivos pra querer esquecer 2020, você é uma excelente razão pra nos fazer lembrar dele com um sorrisão estampado na cara. 😉

Murilo Ribeiro é jornalista e youtuber do Fala Muka.

Nath Finanças por Passa

Como explicar o que a Nath Finanças construiu para o mercado financeiro em 2020?

Talvez seja mais fácil explicar pelo que ela não fez.

Pelo que ela não fez?

É pelo que ela não fez.

Nath não aceitou trabalhar com empresas que não compartilham dos seus mesmos valores.

Disse não para quem achou que o preço dela era caro, “já que ela falaria com pessoas pobres”. (sim, a gente ouviu isso).

Não tentou vender fórmulas de enriquecimento para uma população que tenta se equilibrar entre Auxílio Emergencial e a maior taxa de desemprego da história.

Não se calou sobre o que a sua comunidade precisava ouvir e incomodou até o Governo Federal.

Disse não para tudo que fosse contra o que ela acredita e que a tirasse do lugar que ela sempre merece ocupar.

A Nath Finanças é essa potência exatamente pelo que ela aceitou não fazer.

O maior aprendizado da nossa indústria é saber escolher o que não vamos fazer e a Nath Finanças leva isso muito a sério.

Ana Paula Passarelli é especialista em influencer marketing, COO da BRUNCH e Builder 2019.

Pat Muratori por Manu Villela

A Patrícia — ou Pat, como costumamos chamá-la — é uma profissional com muitas habilidades, mas o que sempre me chamou a atenção é o seu pensamento (muito!) rápido e sua capacidade de encontrar soluções para todos os desafios. Ela é a pessoa mais multitarefas que conheço e está sempre em busca de seu próximo desafio. Seu toque mágico e cirúrgico transforma qualquer projeto no PROJETO, trazendo sempre mais impacto e propósito como resultados finais.

No Google há 7 anos, sua jornada no YouTube começou em 2019 e, apesar de recente, é cheia de significados. Um exemplo disso foi sua liderança em um ano tão desafiador como 2020, em que precisamos nos adaptar à nova realidade com rapidez e determinação. Junto com o time, ela comandou projetos de impacto como o Aulão para Criadores; acompanhou de perto a quebra de recordes das lives musicais no Brasil e liderou importantes ações de conscientização sobre a COVID-19 e uma campanha de acessibilidade com grandes criadores da plataforma.

A Pat representa o que o YouTube Brasil tem de melhor: força e dinamismo, sempre com muito estilo e criatividade. Ter o privilégio de conviver com essa super profissional é poder aprender, a cada cinco minutos, uma forma diferente de pensar e agir, com uma pitada de doçura e muita generosidade.

Manuela Villela, Head de Parcerias do YouTube para a América Latina.

Rádio Novelo por MM Izidoro

Desde quando eu abandonei a vida da produção cinematográfica para fundar a Ampère — minha produtora de entretenimento sônico — tem uma coisa que me marca muito nessa nova indústria que vim me aventurar que é o fato de que quase todas as empresas ditas concorrentes, são na verdade tocadas por amigos que mais do que competir um com o outro, há uma real torcida mútua.

E é exatamente isso o que eu faço com a Rádio Novelo. Ter no mercado uma empresa fundada e capitaneada pela Branca Vianna e a Paula Scarpin, mulheres que estão sempre trabalhando de maneira sublime para ajudar a desenvolver e fomentar esse novo mercado que estamos criando no Brasil, é de uma sorte enorme de todos nós. Seja com podcasts arrasa quarteirão como o Foro de Teresina ou formatos inovadores como o Praia dos Ossos, a Rádio Novelo com nem dois anos de vida, já é um dos grandes players não só do entretenimento sônico brasileiro, mas ouso dizer, mundial.

O novo dá medo e assusta, mas tenho a sensação que assim como é comigo, essa é a força motriz que rege a Rádio Novelo. Não é sobre só fazer um mesacast, não é só sobre fazer um podcast para um cliente. É sobre contar histórias e descobrir novas maneiras de conta-las apenas com o áudio, que é uma mídia que pode ser nossa maior companheira no dia a dia. Seus últimos projetos mostram a importância do que elas estão fazendo.

Seja questionar e tentar entender a ascensão do presidente Jair Messias, no podcast Retrato Narrado Bolsonaro, ou de furar a bolha do podcast com o programa da webestrela Nath Finanças. Podem ser conteúdos pop, mas tem informação, educação e muita qualidade.

Eu não conheço a Branca e Paula pessoalmente, mas é por essa e várias outras razões, que não tenho como me considerar um concorrente delas, mas sim um fã (e assim que a vacina permitir a gente sentar num bar, também um amigo).

MM Izidoro é creator, diretor, roteirista e sócio da Ampère

Tássio Santos (Herdeira da Beleza) por Nay Ruiz

Tássio Santos é daquelas pessoas que emanam luz e energia boa por onde passam. Sabe aquele sorriso largo que te acolhe na hora e dá vontade de sorrir junto? O dele é assim. Nascido em Santo Estevão, na Bahia, Tássio começou a empreender não porque era moda ou disseram que era legal. Mas porquê ele precisava. Homem negro e gay, fascinado por maquiagem e com a criatividade a mil, viu um caminho possível não apenas em algo que lhe dava prazer, mas que poderia catapultar a autoestima de muitas pessoas.

Me lembro de uma das primeiras vezes em que fui impactada por um vídeo dele, do Herdeira da Beleza. Ele estava ensinando pessoas negras a chegarem num tom perfeito de base através das cores primárias. BOOM. Minha cabeça explodiu. Não conseguia parar de assistir. Fiquei algumas horas ali, fascinada e vidrada no perfil dele. Consumindo tudo.

Pouco tempo depois recebo uma mensagem de minha queria amiga, Bia Granja, perguntando se eu conhecia Tássio e se oferecendo a fazer uma ponte entre a gente por conta de um projeto que, segundo ela, era revolucionário. E era mesmo. Ele estava produzindo um podcast, o primeiro do mundo, que ensinaria pessoas cegas e com baixa visão a se maquiarem, o “Sentidos da “Beleza”. Deu match. Nos conectamos. Jornalista de beleza e maquiador profissional, esse baiano inspirador e cheio de vontade de viver ainda vai marcar a vida e o coração de muitas pessoas com sua arte. Porque, sim, ele é um artista.

Nayara Ruiz é Gerente de Redes Sociais no Bradesco e Builder 2016.

Vocês são gigantes e inspiradores! Obrigada por contribuírem tanto para o nosso mercado ♥

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