Vertical Video Masterclass

Dicas e tendências para as melhores práticas

YOUPIX
YOUPIX

--

Por Amanda Costa, comunicação do YOUPIX

Você já deve ter virado a cabeça para ver algum vídeo gravado na horizontal e publicado na vertical, né? Super incomoda. E já não é segredo para ninguém que a tendência é consumir conteúdo em pé.

Metade do conteúdo de vídeo digital atualmente é assistido na vertical. Então como produzir conteúdo neste formato? Michelle Kutnikas, Gerente de Parcerias com Creators no Facebook e Instagram, deu algumas dicas para quem quer dar um boost na criação de vídeo vertical nas redes.

Conteúdo apresentado no report da YOUPIX Study Tour 2018

Há diversas plataformas hoje em dia que reproduzem esse tipo de formato, mas é importante lembrar que todas são diferentes umas das outras e o mesmo conteúdo pode não funcionar em todas da mesma forma: invista em conteúdo nativo, sempre.

Quem é a audiência que vai consumir? Qual o comportamento de consumo da plataforma em que você vai postar? Pense que, em algumas plataformas, o conteúdo é mais planejado e robusto, onde a pessoa vai sentar, assistir com calma e gastar tempo; e tem também os que são mais dinâmicos como o Instagram Stories, em que as pessoas consomem aos poucos.

Básico, mas fundamental

Como você vai estruturar a sua narrativa no vertical? Desde o início, pense em como armazenar o arquivo: peso, tamanho e upload. A qualidade que você sobe o vídeo em alguma plataforma faz toda diferença e irá te ajudar na distribuição do vídeo.

É importante ter em mente como posicionar a câmera/celular. No caso da câmera, use um tripé para dar mais firmeza e estabilidade, ou a experiência poderá se transformar em uma tontura para o usuário, pois o vídeo vertical abre full no telefone. Tente filmar na melhor qualidade que puder, mesmo que você suba o conteúdo em outro formato, pois faz toda diferença quando você for editar.

MAIS PIXELS = ESPAÇO = FLEXIBILIDADE NA EDIÇÃO

Photo by Gian Cescon on Unsplash

ILUMINAÇÃO — é essencial na criação do vídeo. Seja natural ou spot de luz, uma boa iluminação faz toda diferença no resultado final.

ÁUDIO — no celular, o microfone segue a câmera que você está usando. Usar fone é uma boa forma para garantir uma melhor qualidade. além disso, o microfone externo pode ajudar na captação de áudio direcionado.

Trilhas sonoras: sempre que você usar uma trilha em áudio é preciso ter a certeza de que você tem o direito de uso dela. O Facebook recentemente lançou uma plataforma com uma serie de trilha branca e efeito sonoro: facebook.com/sound

TEXTO — mais uma ferramenta para compor o vídeo vertical e ajudar na narrativa. Porém aqui, diferente do jeito normal (da esquerda para direita), no vertical a gente lê de cima pra baixo.

Legenda é outro recurso interessante de se levar em conta, pois nem todo mundo está com o áudio do celular ligado e a legenda ajuda a entender o contexto.

Qualquer imagem em movimento é um vídeo

Dicas e tendencias do que está rolando no Instagram Stories

  • Compartilhe conteúdo que alguém te marcou: mostra quem é a sua comunidade e ajuda ampliar a sua rede de seguidores;
  • Poste conteúdos que são de momentos exatos. Exemplo: anuncie alguma coisa que vai acontecer naquele dia/momento ao invés de levar para o feed algo que irá acabar rápido. Se quiser que a história dure mais tempo é só salvar nos destaques do seu perfil;
  • Um boa prática quando for fazer uma sequência de stories é mostrar quando começa e quando termina. Os stories têm uma duração de 24h e quem assiste no dia seguinte pode ter uma experiência ruim. Deixe claro o contexto de onde está ou sobre o que está falando no seu conteúdo.
  • A conta global do Instagram percebeu que o número ideal de telas é de 5 a 8. Mas não é uma regra, vai depender muito da pessoa que está publicando ou do assunto abordado. Entenda a sua audiência para saber o que irá se encaixar melhor para você.
Photo by Hermes Rivera on Unsplash

Tudo é ainda muito novo: explore, arrisque e experimente

Estude como o conteúdo e a audiência reagem melhor com suas publicações e principalmente, sinta-se a vontade para criar nesse formato.

Essa masterclass foi apresentada no YOUPIX CON 2018, o maior evento sobre social video e creators do Brasil, que rolou no dia 24 de setembro e reuniu 1500 pessoas. Espalhados em 4 palcos, o evento ofereceu 56 palestras e painéis sobre conteúdo e comunicação digital, que servem como verdadeiras aulas para quem atua neste mercado. Quer assistir a tudo isso? Clica AQUI e aproveita!

--

--

A YOUPIX é uma consultoria de negócios para a Influence Economy.