Profissão Criador de Conteúdo: o que temos de novo?

Dani Costa
YOUPIX
Published in
5 min readJun 29, 2017

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A questão agora, como em qualquer outra carreira, é fazer escolhas, investir em formação, planejar e, acima de tudo, ter disciplina

Foto: Emily Morter

O termo youtuber ganhou espaço no dicionário Oxford no final de 2016 (11 anos depois da publicação do primeiro vídeo na plataforma), antes disso, no entanto, a gente já falava por aqui desta nova profissão que é a do criador de conteúdo. Desde o início, acompanhamos o crescimento deste mercado e o desenvolvimento dos criadores. Ano após ano buscamos entender seus desafios, o que há de novo e como produzir conteúdo que engaje a audiência.

Nessa nossa jornada, participamos de eventos — e promovemos os nossos também — com o objetivo de trazer conhecimento e fomentar esta indústria ainda nova. Foi por isso que criamos e realizamos pela primeira vez a YOUPIX Study Tour — Los Angeles: viagem de estudos que rolou de 19 a 24 de junho, com um grupo de 18 profissionais brasileiros. Foram 11 empresas visitadas em 3 dias, dois eventos de networking e muitas horas de palestras na VidCon, o maior evento de vídeo online do mundo. #youpixstudytour

E o que vimos por lá, antes mesmo de chegarmos à VidCon, onde tivemos a oportunidade de participar de atividades exclusivas para criadores de conteúdo, é que a questão agora, como em qualquer outra carreira, é fazer escolhas, investir em formação, planejar e, acima de tudo, ter disciplina.

Passou a fase de contar com a sorte como principiante, foi o que nos disse Alvaro Paes de Barros, Head of Content do YouTube Space. Isso aconteceu no início, quando ainda eram poucos os que publicavam vídeos na plataforma. Só no Brasil hoje são 422 mil pessoas criando conteúdo em vídeo entre Facebook, Instagram e Youtube. Ou seja, como criador de conteúdo será preciso saber mais e se dedicar mais ao negócio se quiser crescer.

No QG do YOUPIX em Venice Beach, recebemos MatPat, o criador do The Game Theorists, do GT Live, maior canal de livestreamming do YouTube, e do Game Lab, conteúdo original do YouTube Red que ganhou prêmio de melhor série em VR/360 de 2016. Nas palavras dele “muitos criadores ainda não se veem num negócio. Se você vai fazer isso, faça o melhor que você puder”.

E disse mais, criar conteúdo é sobre identidade e não sobre sucesso, é sobre criar comunidade, engajar e nutrir. Um fã não vai atrás de um criador pelo sucesso, mas pelo que ele representa, seus interesses e valores: “se você quer sucesso, você vai ver a Beyonce ou a Kim Kardashian. Se quer algo que se pareça com você, você vai pra internet”.

Café da Manhã com MatPat, Stephanie Pat e Meredith Levine, durante a Study Tour em Los Angeles. Foto: Tito Melo

"Comunidade é sobre cuidar da audiência, e não ter a audiência", Heather Wilder, Head of Creator Care do Patreon

Já em sua palestra durante a VidCon, “Sustainability in Digital: How to Build a Programming Strategy That Won’t Burn You Out”, Mat falou sobre como podemos enxergar a produção de conteúdo de uma forma sustentável. Para ele, em primeiro lugar, é preciso não ter medo de testar: testar linguagens, testar thumbnails, testar títulos diferentes, testar métricas, enfim, fazer experiências e, depois, analisar todos os resultados obtidos para, a partir deles, realizar os ajustes necessários a fim de alcançar o maior número possível de pessoas.

Ao entender isso, MatPat se tornou uma referência não apenas para os seus mais de 13 milhões de fãs, mas também para algumas das maiores marcas do mundo que o contratam para que ele as ajude a criar e desenvolver audiências online. Ele olha para a criação de conteúdo com paixão e entusiasmo, com profissionalismo e estratégia para seguir fazendo aquilo que gosta.

"Comece com a sua paixão, continue com seus objetivos", Tim Schmoyer, creator

E se isso é o que você gosta de fazer, acredite, melhor fazer logo a sua escolha e se dedicar. Este foi o tema do painel “Transitioning Your Channel into a Full-Fledged Business”, um dos primeiros que eu assisti na VidCon. Uma das principais coisas que pairam na mente dos criadores é a incerteza sobre o momento certo de tomar de ser tornar produtor de conteúdo em tempo integral, transformando aquilo que gosta em ganha pão. E adivinhem? Não tem fórmula que indique o melhor momento, mas tem espírito empreendedor que garante uma boa história para contar, uma experiência, quem sabe, com resultados que você espera. No painel com cinco criadores de conteúdo, todos foram categóricos em dizer que é necessário arriscar, tentar e testar.

Bob Wollheim, co-fundador do YOUPIX, recentemente havia feito uma palestra para os participantes do Creators Boost, o nosso programa de aceleração para criadores de conteúdo, bem nesta linha. A mensagem principal foi: se você fica entre o seu trabalho ganha pão e a produção de conteúdo quando sobra tempo, você não consegue se dedicar nem a um nem ao outro de forma completa. Fica em uma espécie de limbo. Façam a sua escolha, provocou.

Eu saí do painel pensando: o que esses jovens têm a perder? O que todos nós temos a perder, independente da idade, ao nos arriscarmos por algo que queremos muito fazer? SE não tem receita, SE nem uma experiência é igual a outra, SE já não há tanto espaço para sorte, eu entendo, com tudo o que vimos na VidCon, que a resposta está na busca por formação nesta área e numa boa dose de planejamento e disciplina.

E com relação a este último item, o criador americano Phil DeFranco afirmou em sua palestra:

“O sucesso como creator no longo prazo não vem da sua motivação e sim da sua disciplina. Vai ter dia que você vai acordar e não vai querer fazer conteúdo, mas você deveria fazer mesmo assim. É uma maratona e não um tiro”.

A dedicação dele trouxe resultados: além dos milhares de seguidores e das ações com marcas, ele tem mais de 16 mil pessoas que pagam um valor mensal para apoiá-lo no Patreon. O valor mínimo é 5 dólares. Ou seja, ele tá levantando por baixo 84 mil dólares por mês junto à sua comunidade de fãs.

"Amadores têm motivação, profissionais têm disciplina", Joe Penna, a.k.a MysteryGuitarMan, creator, em entrevista pro Play de Prata do Camilo Coutinho.

Desde que criamos a escola do YOUPIX no ano passado e depois nosso programa de aceleração para criadores de conteúdo, sabíamos que havia chegado a hora de profissionalizar este mercado. O que vimos nas visitas da Study Tour e nas palestras da VidCon só nos trouxe mais certeza sobre isso. Seguimos por aqui disponíveis para ajudar criadores, marcas e a indústria como um todo a se desenvolver. Estamos aprendendo também. :)

❤ Obrigadx especial ao @Bradesco por ter nos apoiado nessa jornada!

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Facilitadora de Processos de Desenvolvimento Humano & Conversas Significativas