4 coisas que todo creator precisa saber sobre criatividade, conteúdo, branding e empreendedorismo!

Creators Boost — Março 2019

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Vivência de apresentação com Dani Costa Besouchet

Por Amanda Costa — Community Manager da YOUPIX

Nós amamos creators. E amamos passar mais tempo com eles, conhecendo, ensinando, aprendendo e evoluindo juntos. Nossa semana favorita do ano começou (a primeira de quatro em 2019), e com ela, novas metas e desafios. O Creators Boost é o nosso programa de aceleração para criadores de conteúdo. É bem intenso. São 63 horas espalhadas em cinco dias de muito aprendizado, vivências, trocas de energia e networking. Uma semana de entrega e novas experiências que exige foco, energia e dedicação.

Durante a semana, vamos captar as principais experiências e insights das aulas e palestras e contar por aqui um pouquinho das vivências dos nossos acelerados. Vem com a gente?

A turma de março já chegou a todo o vapor e com vontade de aprender (amamos!). Muitos talentos e muita energia compartilhada em um espaço incrível da Ahoy! Berlin São Paulo, apoiadora do projeto.

É importante ressaltar que a semana segue uma narrativa e uma aula vai complementando a outra de alguma forma. No Day #1, por exemplo, falamos sobre o diferencial de cada criador e seus processos criativos, de conteúdo, de marca e processos de negócio.

A primeira aula do dia foi com a Bia Granja, sobre Valor & Propósito. Ela deu uma introdução ao universo gigante que é a internet e como se destacar em meio a tanta gente produzindo conteúdo o tempo todo.

As redes sociais e a internet nos deram um protagonismo como nunca antes tivemos. Cabe aos creators contar suas história do ponto de vista pessoal de cada um, buscando identidade e identificação.

A imprensa controla cada vez menos o que é informação e opinião e a TV define cada vez menos o que é entretenimento e notícia. O poder está em quem engaja suas comunidades. Engajamento sustenta a rede. E a rede nasceu e se mantém relevante por conta das conversas. Quem consegue engajar comunidades é capaz de influenciar o comportamento das pessoas.

Mas se todos podem criar, como se destacar?

  • Promova conversas;
  • Tenha autenticidade;
  • Construa comunidade;
  • Descubra o seu propósito e o seu valor.

Bia ressaltou que os creators não precisam estar em tudo, mas tem que ser nativo e falar a língua do lugar e da comunidade em que ele está inserido.

Valor não é o que você faz. Valor é o que as pessoas valorizam. Valor é o que você oferece para a sua comunidade.

Se trata de uma conta conjunta: é preciso fazer mais depósitos do que saques para acumular créditos de confiança e credibilidade. E para ter uma audiência fiel, você tem que atrair pessoas que acreditam na mesma coisa que você acredita.

Como encontrar o seu valor?

“As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o PORQUÊ você faz”.

#Dica: TED TALK com o Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação. Simon Sinek tem um modelo simples mas poderoso para uma liderança inspiradora todas começando com um círculo dourado e a questão “Por quê?”.

Seres humanos contam histórias para transmitir conhecimento.

A segunda aula do dia foi sobre Storytelling, com o Alê Santos (autor de SCIFI & Fantasia Afroamericana e Negro Drama do Storytelling).

Story = Construção mental feita de memórias e imaginações que cada pessoa tem sobre um determinado tema. O flow que está dentro do seu imaginário
Telling = A versão da história expressa por um narrador em seus vários formatos possíveis. A parte tangível desse universo.

Ele explicou que cada formato de telling é muito variado. Uma pessoa pode passar a vida estudando roteiro de cinema, por exemplo, e ainda assim, não vai ter aprendido tudo. Entender storytelling é entender o roteiro, a escrita e dominar a noção do imaginário.

Storytelling não é uma historinha. É sobre conectar as pessoas. Ninguém cria um herói com apenas uma narrativa. É um sistema dinâmico de símbolos, arquétipos e esquemas.

Arquétipos são uma parte importante do Story. É algo que está compartilhado no consciente coletivo. Não são só de personagens, mas também de narrativas, formas milenares de contar contar uma história (exemplo: novela mexicana, filme de terror oriental). É isso que cria a conexão entre as pessoas.

Grandes narrativas são um sistema de símbolos e textos que estabelecem emoções intensas e duradouras dentro das pessoas, mostrando a elas que as histórias fazem sentido dentro da sua realidade. É preciso entender as emoções: quais você está projetando e quais você quer atingir nas pessoas.

Conectar com a alma das pessoas, historias e essências. Isso traz uma verdade maior para o seu conteúdo.

As pessoas precisam se conectar emocionalmente com algum tema, mas não necessariamente entender tudo. A audiência precisa imaginar também. O segredo de uma boa historia é aquilo que você não conta, é o que faz as pessoas sonharem. Toda história é sobre transformação.

A internet te coloca em lugares maravilhosos sem dinheiro nenhum.

Bob Wollheim passou pelo nosso QG para dar uma super aula sobre empreendedorismo.

A internet nos proporciona várias coisas, e uma delas é que hoje em dia, é possível ter um conteúdo que gere um impacto e muda a vida das pessoas, sem que isso seja necessariamente um negócio. Mas, da mesma forma que os creators conseguem alcançar o sucesso, eles também podem pensar em transformar isso em um negócio sustentável. E quando se junta as duas coisas, as chances de crescer são maiores.

Geralmente quando uma pessoa começa a criar conteúdo para internet, ela não pensa em criar um negócio. E o reboot disso é pensar “sim, eu sou um empreendedor”, e trabalhar esse mindset.

Pensar como um empreendedor é entender o que é essa vibe, o que é criar uma marca, o que é criar uma empresa. Infelizmente empreendedorismo é também um lugar de ansiedade, estresse e certa esquizofrenia. É uma atividade solitária, competitiva, pioneira, inovadora, e, é preciso fazer de um jeito que poucas pessoas fizeram. A notícia boa é que se prestar atenção dá pra fazer rolar. Estude, procure sobre o assunto, leia alguns textos, seja criativo, procure um parceiro para te ajudar. Dedicando 20% do seu tempo para para isso, você já terá um negócio no seu conteúdo.

Nenhum CNPJ vale um AVC — 7 hacks

  1. PREJUDICE — É preciso tirar o preconceito de que empreendedorismo não é para você. E ser empreendedor não é apenas no seu conteúdo, mas também no jeito que você se posiciona. Ideias novas são sempre muito bem vindas, novas formas de falar com marcas e consumidores: isso é empreender. A maioria das coisas que deram certo foram feitas por pessoas que não sabiam fazer aquilo antes.
  2. FIND WHAT IS OK — Procure encontrar o equilíbrio entre o lado criativo e o lado de vendas. Um sempre vai completar o outro de alguma forma.
  3. MAKE IT YOUR CHALLENGE — uma mente aberta para a criatividade, é uma mente aberta para qualquer coisa. A partir do momento que você libera a imaginação, no sentido amplo da palavra, sua cabeça que vai começar a pensar em novas estratégias de negócio. Assim, você passa a entender qual empresa vai poder trabalhar com você.
  4. FIND PEOPLE THAT DID IT — Conforme você vai crescendo na internet, você vai precisar de gente para trabalhar ao seu lado, isso é fato, e o mais saudável a se fazer. É muito comum um empreendimento ter duplas ou trios ;)
  5. UNDERSTAND YOUR WEAKNESSES — Entenda as fraquezas de vocês. Ninguém vai ser bom em tudo, procure quem possa te ajudar a complementar o trabalho e a ter sucesso no seu negócio.
  6. COMPLEMENT YOURSELF —Se for pensar na questão do merecimento, as marcas deveriam estar com você. Mas infelizmente não é assim que acontece. As marcas querem vender e em algum momento você vai precisar pensar em estratégias e formas criativas para as empresas quererem estar com você. É sobre pensar diferente do que estão fazendo.
  7. FALL IN LOVE WITH ENTREPRENERSHIP — Ser empreendedor é um negocio incrível. Pense que você criou uma marca, e não apenas um canal. ❤

Com co-realização da Asus, Bradesco, Itaipava Go Draft, Magazine Luiza e TNT Energy Drink, o Creators Boost é um programa de aceleração para criadores digitais e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de creators e a profissionalização da Indústria. Cada turma passa por uma experiência imersiva com treinamentos, vivências, mentorias, reuniões com marcas e eventos de networking.

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A YOUPIX é uma consultoria de negócios para a Influence Economy.