YOUPIX
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11 min readDec 22, 2015

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Essa é a primeira lista de pessoas que fazemos depois da grande mudança do youPIX. De abril pra cá, fomos da “festa da internet” para o “ponto de encontro de negócios” dessa mesma web que cisma em crescer e se tornar cada vez mais profissional.

De um ano pra cá, os Creators (termo que importamos da gringa pra reunir em uma palavra só os produtores de conteúdo digital multiplataforma), cresceram e mostraram que fazer conteúdo na web é uma profissão que impacta cada vez mais aspectos amplos da cultura, comportamento e consumo.

A festa é legal, mas business é business. Por isso, essa lista aqui não é apenas das pessoas mais relevantes da web, mas sim daquelas que estão ajudando a construir de fato esse novo mercado. Tem muito mais gente linda nessa indústria e elas sabem quem são.

Aqui fica nosso reconhecimento à todos e o desejo de que outros tantos se juntem à eles. ❤

O japaraguaio pode parecer uma escolha batida, mas a verdade é que Alexandre Inagaki atua muito nos bastidores desse mercado. Como consultor independente de Social Media, ele trabalha junto com grandíssimas empresas brasileiras, tipo o Bradesco e a Coca-cola, ajudando essas marcas com suas estratégias de redes sociais e, de quebra, evangelizando o mercado sobre as melhores práticas da área e a crescente relevância dos creators.

Rafael e André estão a frente da Network Brasil que, apesar do nome, não se parece em nada com uma rede de canais de Youtube. A atuação deles vai muito além do agenciamento de canais e, junto com a galera da Snack (a seguir), são responsáveis por “inaugurar” uma nova fase dentro das empresas do ecossistema de vídeos online. Eles investem pesado em produção e desenvolvimento de canais proprietários, o que cria um ritmo e uma cara diferente pro universo de vídeos online.

Vitor e Nelsinho estão a frente da Rede Snack, empresa que até atua como network para alguns poucos canais, mas cujo grande diferencial é o investimento em canais próprios dentro de verticais específicas. Parece pouco, mas essa visão mais ampla sobre as necessidades temáticas da área é o que está trazendo um frescor e variedade para um ecossistema já saturado de vloggers e formatos parecidos. Além de fazerem um investimento bem grande em produção, o grande trunfo da Snack é que os dois fundadores vieram do mercado publicitário, o que muda tudo na hora de fazer negócios e entender o que as marcas precisam.

Pierre Mantovani, CEO e sócio-fundador do Grupo Omelete, conseguiu transformar um site sobre cultura geek em uma marca influente dentro do universo da cultura pop. Muito disso se deve a sua visão e investimentos pra realizar a Comic Con Experience no Brasil, que reuniu 120 mil pessoas esse ano e fez com que o grupo crescesse 200% em faturamento. Além da CCXP, o Grupo também é dono da loja Mundo Geek (bombadíssima durante o evento), a rede de quadrinhos Social Comics e o Omeleteve.

Cyrille é um francês com alma brasileira. Passou parte da adolescência por aqui e escolheu país pra expandir os negócios da Webedia, grupo de mídia francês que ajudou a fundar. Quando todo mundo já tava meio desacreditado do formato de portais e networks, Cyrille trouxe pra cá o maior portal de games do mundo, o IGN, comprou o AdoroCinema, comprou o TudoGostoso e, de quebra, comprou a Paramaker. Um movimento como esse ajuda a formalizar a importância de negócios como esses e mostra pro mercado que por trás de todo o hype existe um baita potencial de business.

André Zimmermann veio do mercado publicitário clássico para, como ele mesmo diz, “abrir o caminho com facão”. Fundador da NetCos, ele sabe que o mercado de vídeos online vai reunir todo o pensamento, tempo e dinheiro do mercado publicitário, e a missão dele é ajudar as agências e marcas a navegar nessas águas tão malucas. Como faz isso? Literalmente construindo uma ponte entre creators, marcas e agências, para que eles consigam falar a mesma língua e, JUNTOS, construir projetos e campanhas mais verdadeiros e que sejam bacanas para todas as partes envolvidas. Sabe aquele meme do “se organizar direitinho todo mundo transa”? Então, Zimmermann tá tentando promover essa organização.

Ao lado de uma ~turminha da pesada~ (Rodolfo Mieskalo e Gustavo Silveira), Wagner Martins fundou a 301.yt pra revolucionar a maneira como marcas se conectam com o universo dos vídeos online. A coisa é tão promissora, que o ABC, maior grupo de comunicação do Brasil, investiu na empresa em 2015. O Pueri Video Lab, um dos projetos mais bacanas que a 301 colocou na rua esse ano, levou um estúdio de vídeo pra dentro de uma das maiores escolas do país. Não só os alunos estão vendo esse segmento como uma nova opção de carreira, mas também os professores passaram a incorporar essa ferramenta no seu dia-a-dia.

Você QUASE não aguenta mais ouvir falar das meninas do Think Olga. QUASE! Porque quando você acha que elas cansaram de quebrar todas as convicções da sociedade que não pensa nas mulheres, elas vão lá e lançam mais um projeto e movimento que explode sua cabeça. Chega de Fiu Fiu, Survivor de Clarice Falcão, #MeuPrimeiroAssédio, … se a pauta esse ano na internet foi feminismo, devemos muito à elas, que estão fazendo com que um assunto ~insalubre~ esteja chegando de um jeito mais leve para as rodas não feministas.

Falando em assuntos femininos, também devemos à militância de Clara Averbuck uma boa parte da desconstrução da sociedade wébica em que vivemos. Co-fundadora do portal “Lugar de Mulher”, o estilo de Clara é chutar os machistas no saco e dar uma voadora na porta dos clubes dos bolinhas desse país. Financiado com sucesso através do Patreon, o portal mostra que tem muito mais gente querendo discutir e mostrar que o lugar da mulher na sociedade é onde ela quiser.

E já que a pauta agora é gênero, o que dizer do pessoal do Canal das Bee? Temos um carinho mega especial por eles aqui no youPIX, já que nós selecionamos o canal pra participar do Content Talent Show do RIO em 2013, nosso concurso para novos talentos da internet brasileira. Vencedores naquele ano, Herbet, Mola, Jéssica, Debora e Fernanda cresceram pra se tornar um dos veículos independentes da web que estão contribuindo pra mudar a visão nacional sobre os assuntos LGBT.

O Põe na Roda introduzem de um jeito leve e divertido um assunto denso e importante pra todo mundo: o universo e as lutas dos gays no país. São inúmeros os relatos, e-mails e histórias de pessoas que foram aceitas ou conseguiram falar do assunto dentro e for de casa por conta dos vídeos do canal, capitaneados por Pedro HMC, Nelson Sheep e Felipe Abe. Fizemos uma matéria bem legal ano passado sobre como o PnR, o Canal das Bee e outros do tipo estão mudando de verdade a vida dos LGBT no país, vale ler aqui.

E pra quem acha que youtube só tem canal de adolescente falando de adolescências (e que fique registrado que nós não temos nenhum problema com isso), taí o canal da Rayza Nicácio pra mostrar que dá pra falar sobre um assunto já quase commoditizado, make e beleza, sob um olhar mais verdadeiro e consciente. A frente da campanha Meu Crespo, Rayza está ajudando jovens do Brasil inteiro a assumir e curtir seus cachos, derrubando estereótipos raciais que já não fazem o menor sentido hoje. ❤

Será que dá pra falar sobre história, ciência política, sociedade e outros assuntos cabeça em vídeos longos no Youtube? “Ah vá! Ninguém tá interessado nisso!”, você diz. Será? O Canal do Pirulla é um exemplo lindo de como o Youtube brasileiro está cada vez mais diverso e com uma audiência cada vez mais sofisticada e ~menos jovem~. Pirulla não tem medo de dar a cara a tapa ao tratar sobre temas polêmicos ou inóspitos em seu canal. Fica aí uma inspiração para quem quer “ser youtuber” mas já passou da idade de falar sobre assuntos teen.

Falando em assuntos que não interessam aos teens (espero!), vale muito falar da Flavia Calina, fundadora do maior canal sobre mães do Youtube brasileiro. Além de ajudar a diversificar a pauta do site de vídeos, Calina tem uma visão muito profunda sobre o significado do que ela faz. Esse ano tive dois encontros com a Flavia, um na Vidcon que rolou na Califórnia em julho e outro ultra-breve no youPIX CON que organizamos em São Paulo, e em ambos falamos sobre nossas visões do mercado de creators e como seria possível ajuda-lo a se desenvolver e se profissionalizar. Pra mim, Flavia é um exemplo de creator que entende que seu trabalho dentro do ecossistema vai além de apertar o botão de “upload” no youtube.

Que delícia ver o sucesso do Whindersson Nunes a frente do canal que leva o seu nome. Sabe porque eu acho foda? Porque Whindersson tá fora dos centros econômicos e culturais óbvios do país (Nunes é morador de Teresina no Piauí), ele não tá nem aí pros padrões estéticos e cenográficos que estão “em voga” no youtube hoje (ele faz seus vídeos sem blusa, quase nu, bobeou sem tomar banho, transmitindo direto da bagunça do seu quarto desarrumado) e mostra que pra ter relevância hoje, o que importa é mesmo o conteúdo, puro e simples. Prova disso é que seu canal foi um dos que mais cresceu no Youtube esse ano, a taxas absurdas como 400 mil novos inscritos por mês.

Nenhum outro nicho quebrou tanto a banca esse ano quanto o dos “Youtubers Teen”. Ao longo de todo meu trabalho com creators, eu sempre ouvi que a influência deles era o mesmo que dinheiro de Banco Imobiliário. Não servia pra nada fora da internet. Mas parece que esse jogo mudou, não é mesmo? Chris Figueiredo está há 40 semanas na lista dos livros mais vendidos do país e contando. Depois de se tornar um dos principais youtubers de sua geração, Chris está com planos para o cinema, pra mais livros e licenciamentos da sua marca e conteúdo.

Do outro lado, temos a Kéfera, o maior fenômeno cultural do ano. As senhas pra autografar seu livro na Bienal estavam sendo vendidas por cambistas a 800 reais. OITOCENTOS REAIS! A influência dela é tão grande junto ao público teen que sua paródia para o clipe Bang da Anitta teve mais views nas primeiras 24hs do que o próprio e Kefera está recusando trabalho até na Globo. Esses são só dois exemplos que ajudaram a mostrar o quanto a internet é poderosa e tem um impacto comportamental e mercadológico real.

E o que dizer de Jout Jout que conhecemos há tão pouco tempo e já amamos PACAS! Do começo do ano pra cá, o canal de Julia Tolezano cresceu 1935% porcento. E a youtuber passou a ser assediada por marcas, veículos, fãs e até outros youtubers. Ninguém nesse mercado de creators conseguiu unir tanto todas as tribos como ela. Todo mundo ama Jout Jout! Como ela se tornou tão relevante em tão pouco tempo? Sendo autêntica, fazendo conteúdo de cara lavada, pouco se importando com padrões de todos os tipos e, claro, abordando o assunto mais quente do momento: mulheres e outros temas que vieram pra descontruir a sociedade brasileira. Inspiração pras gerações que chegam!

Ser mulher no youtube já é difícil, ser mulher no youtube fazendo piada é quase impossível, falando de game então, só pode estar bem doida. Malena superou todos os preconceitos e passou todas as fases do nível hard pra fazer o conteúdo que faz e se transformar em um dos maiores canais de games do país. Não a toa ela foi escolhida pra representar o segmento no Brandcast 2015, evento do Youtube em que a empresa apresenta o conteúdo mais premium para os maiores picas da indústria da publicidade e do marketing.

Sou fã assumida de Ju Wallauer e Cris Bartis. Na categoria “mulher fala sobre o que quiser e o choro é livre”, Ju e Cris lançaram o podcast Mamilos há pouco tempo e já figuram entre os mais influentes do país. Essas lindas e fodas mulheres falam sobre os assuntos mais polêmicos do país a cada semana e fazem isso de um jeito tão bom e com tanta propriedade, que até agora ninguém ousou digitar coisas como “só podem estar de TPM” ou “lugar de mulher é na cozinha” na caixa de comentários do podcast. Pode não estar dando pra comprar sutiã ainda, mas a comunidade mamileira já começa a tomar forma por aí.

Dani Noce e Paulo Cuenca formam o casal mais fofo da internet brasileira que faz vídeos no youtube. Coloquei aí na imagem que eles estão a frente do “Grupo ICKFD”, porque é assim que eu os vejo. Em menos de 1 ano essa dupla transformou um canal tímido de culinária em um dos principais canais de moda, gastronomia e viagens e foram de 60 mil para 600 mil inscritos. Aliás, eles estão devendo um texto sobre essa façanha aqui pro youPIX, espero que chegue logo. :)

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