Dossiê nanoinfluenciadores

"O que são nanoinfluenciadores? O que fazem? Como vivem? O que comem?"

YOUPIX
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Texto publicado originalmente em inglês no site Mediakix. Com informações obtidas no YOUPIX Talks de janeiro de 2020.

A grande relevância dos microinfluenciadores (que concentram uma audiência menor do que as grandes celebridades), fez com que evidência e influência não andassem mais juntas. Para evidenciar, precisamos de muitos seguidores e audiências (FAMA), para influenciar, precisamos de engajamento e voz ativa dentro de um grupo fiel (PROXIMIDADE).

A influência está nas relações de proximidade, migrando para espaços de comunidade e dark social. O que difere um influenciador grande de um nano (além dos números) é que eles exercem uma conexão verdadeira e demonstram mais vulnerabilidade e emoção com a audiência deles, e isso é o mais relevante.

O Marketing de Influência continua crescendo e as marcas devem se adaptar a isso, agora com maior foco em nanoinfluenciadores . Entre as vantagens estão o fato de serem confiáveis, mais baratos e não afetarem a marca de forma geral em caso de controversa. Além disso, a ideia é construir relações de longo prazo ao invés de ações pontuais.

O que são nanoinfluenciadores?

Definição:

Um nanoinfluenciador é definido como um influenciador do Instagram que tem entre 1k e 10k O público dos nanoinfluenciadores é pequeno, de nicho e altamente engajado.

Segundo uma matéria publicada no The New York Times: “Todo mundo que está no Instagram tem um amigo que é mais popular, está acumulando likes e comentários, e tem um ótimo conteúdo”. Esses usuários são os principais candidatos para se tornarem nanoinfluenciadores.

“A falta de fama é uma das qualidades que os tornam acessíveis. Quando eles recomendam um shampoo, loção ou marca de móveis no Instagram, a palavra deles parece tão genuína quanto os conselhos de um amigo”.

The New York Times

Quantos seguidores tem um nanoinfluenciador?

Embora a contagem de seguidores possa variar, um nanoinfluenciador normalmente tem entre 1k e 10k seguidores no Instagram.

Os nanoinfluenciadores e seus seguidores altamente engajados compartilham interesses comuns e geralmente de nicho. Em contraste com suas contrapartes maiores (ou seja, intermediários, macro ou mega influenciadores que exercem apelo amplo, geral ou mainstream), os nanos atraem grupos muito específicos, muitas vezes, categorias ou subcategorias de nicho.

Por que as marcas estão trabalhando com nanoinfluenciadores?

Muitas vezes, a menor contagem de seguidores dos nanoinfluenciadores ou a falta de “fama” são, de fato, parte de seu apelo. Outras razões incluem:

  • Autenticidade — os nanoinfluenciadores são essencialmente pessoas “normais” que não usam o Marketing de Influência como sua principal fonte de renda, o que os torna mais relacionáveis ​​e acessíveis. É fácil para muitos usuários do Instagram se colocarem no lugar de um nanoinfluenciador.
  • Taxas mais altas de engajamento os nanoinfluenciadores têm seguidores muito menores, o que inclui muitas pessoas que eles podem conhecer pessoalmente. Essa relação em primeira mão entre um nanoinfluenciador e seus seguidores, muitas vezes, leva a uma maior taxa de engajamento social por seguidor do Instagram. Além disso, devido à sua menor contagem de seguidores, os nanos são mais capazes de responder a todos os comentários ou DM (mensagem direta), promovendo um nível mais profundo de envolvimento.
  • Efeito boca a boca — os nanoinfluenciadores conhecem muitos de seus seguidores pessoalmente, o que significa que seu endosso ou promoção age como uma recomendação direta do boca a boca. O boca a boca é muito importante para ditar as decisões de compra do consumidor, o que pode ajudar a gerar conversões para as marcas.

E fica a dica: segundo uma pesquisa recente feita pela Qualibest em parceria com a Spark, 76% das pessoas já compraram algo por meio de indicação de influenciadores digitais. 😉

"O nanoinfluenciador gera uma troca profunda com a audiência dele. É uma pessoa com a qual o público se identifica e sente uma sensação de segurança, pois os dois lados vivem as mesmas coisas". — Ananias Neto (Kaerre), especialista em Dark Social e fundador do LDRV, durante o YOUPIX Talks.

Nano vs. Micro

Entre 10k e 50k seguidores no Instagram, os microinfluenciadores definitivamente alcançaram o seu objetivo com o conteúdo envolvente, descobrindo que alguns tipos de postagens ressoam melhor com seu público, e começaram a acumular uma base crítica de seguidores. Suas postagens têm um nível elevado de qualidade (ou seja, talvez melhor qualidade da câmera e recursos de edição) e são postadas em uma programação bastante regular (por exemplo, uma vez a cada dois dias ou todos os dias, de segunda a sexta-feira). Muitos microinfluenciadores, nessa fase, fizeram várias postagens patrocinadas no Instagram, podem ser contratados para patrocínios recorrentes e/ou ser um embaixador da marca para as empresas nas quais trabalharam — os patrocínios podem ser consistentes ou consideráveis ​​o suficiente para contar com um fluxo de renda viável.

Já os nanoinfluenciadores podem não ter o ajuste e o acabamento de um micro, nem o mecanismo de conteúdo recorrente e o cronograma de publicação, no entanto, devido ao seu nicho ou conteúdo hiper-focado e seguidores mais ávidos, os nanos podem ter maiores e mais significativos níveis de engajamento.

Como encontrar nanoinfluenciadores?

Pesquisar e assinar hashtags específicas no Instagram pode ser uma boa maneira de revelar os nanoinfluenciadores emergentes. Além disso, os usuários também podem encontra-los por meio de contas relacionadas. Muitas vezes, os nanoinfluenciadores seguem e se envolvem com outros nanos similares.

Outros sinais reveladores no perfil de um usuário do Instagram que deixam claro que eles são um nanoinfluenciador (ou que desejam se tornar um) incluem:

  • Interesses e especialidades — A bio no Instagram geralmente inclui um resumo de interesses e/ou áreas de especialidade para ajudar as marcas a entender como elas podem se associar ou colaborar.
https://www.instagram.com/todefolgaoficial/
  • Fotografia — Embora isso possa variar de acordo com o nicho, os aspirantes a nanoinfluenciadores podem ter uma estética fotográfica elevada e consistente, com edição de alta qualidade.
https://www.instagram.com/juulieffe/
  • Destaques — Os destaques dos Stories podem ser usados ​​por nanoinfluenciadores para definir/compartilhar seus interesses ou mostrar colaborações anteriores com marcas.
  • Informações de contato — Os nanoinfluenciadores geralmente são explícitos ao exibir informações de contato e pedir que as marcas os contatem diretamente.
https://www.instagram.com/brunagullaci/

Há também a opção de plataformas ou agências de marketing de influenciadores especializadas. Ao trabalhar com esses recursos, solicite estudos de caso que mostrem como a agência estrategizou e alavancou nanoinfluenciadores especificamente para campanhas de marketing de marca. 😉

Os nanoinfluenciadores criarão uma cultura de “esgotamento de vendas” entre os usuários do Instagram?

Para o bem ou para o mal, já existe uma cultura consumista no Instagram. Isso ocorre devido a vários fatores:

— A indústria de Marketing de Influência como um todo já transformou a cultura do Instagram. A ascensão dos influenciadores ofuscou a linha entre uma pessoa normal e o modelo de porta-voz — nanos são apenas a iteração mais recente.

— A presença de marcas no Instagram é onipresente. Empresas de todos os tipos (marcas de consumo, B2B, startups, empresas locais, meios de comunicação) estão no Instagram, e milhões de usuários optam voluntariamente por seguir contas oficiais da uma marca. A plataforma relata que existem mais de 25 milhões de contas de negócios. Essa popularidade demonstra que o conteúdo de marca é algo que os consumidores aceitam e até procuram.

— A maioria dos usuários do Instagram cresceram com a publicidade nas mídias sociais e a maioria dos usuários são Millennials ou Gen Z, o que significa que são nativos digitais "dessensibilizados" ao conteúdo promocional nas mídias sociais. Os nanoinfluenciadores não estão mudando essa conversa — eles são uma extensão dessa tendência.

— O conceito de ser um embaixador da marca não é algo novo. Os nanoinfluenciadores mercantilizam o “boca a boca” que ocorre desde muito antes das mídias sociais. Os usuários diários do Instagram publicam sobre produtos e experiências de viagens sem serem pagos. Um post patrocinado por nano-influenciador bem executado não é substancialmente diferente do que já está lá fora.

—A idéia de fornecer algo em troca de cobertura também não é nova. No mundo da mídia tradicional, jornalistas de jornais ou revistas recebem brindes como parte de seu trabalho diário. Os críticos recebem refeições gratuitas em restaurantes, passes de cinema e ingressos de teatro em troca da cobertura de notícias na forma de resenhas ou editorial. Dada a naturalidade dessa transação, os usuários provavelmente não verão as promoções de nanoinfluenciadores como um conceito diferente.

Como as marcas medem o ROI dos nanoinfluenciadores?

Os princípios de medir o ROI em campanhas de nanoinfluenciadores são os mesmos de qualquer outra campanha de Marketing de Influência.

Os nanos irão acabar reinando no mercado de influenciadores?

É muito cedo para dizer, porém ainda existe uma grande divisão entre os nanoinfluenciadores. Os influenciadores maiores, com dezenas de milhares de seguidores, vêm criando conteúdo há um bom tempo. Requer dedicação e postagens consistentes ao longo de meses ou até anos para reunir muitos seguidores do Instagram.

Os nanoinfluenciadores ainda são relativamente novos no mundo do Marketing de Influência e ainda precisam provar sua longevidade. É provável que muitos nanos voltem a ser “plebeus” no Instagram quando a vida deles estiverem realmente ocupada ou quando os endossos da marca se tornarem muito exigentes (ou um milhão de outras razões).

Além disso, todas as marcas têm objetivos, perfis de clientes e modelos de negócios distintos, e assim continuarão trabalhando com os tipos de influenciadores que atendem aos seus objetivos.

Os benefícios de trabalhar com um grande grupo de influenciadores menores são:

Diversidade

As marcas podem se associar a muitos tipos de influenciadores, o que pode ajudá-los a atingir um público maior e experimentar o marketing para novas informações demográficas.

Faixa de perspectiva

Ter uma variedade de influenciadores ajuda a mostrar muitas facetas do produto ou serviço. Por exemplo, uma marca que vende óculos de sol se beneficia de cada nanoinfluenciador estilizando sua aparência única em torno dos modelos.

Capacidade de teste

As marcas se beneficiam do volume de dados resultante do trabalho com um grupo maior de nanoinfluenciadores. Você poderá ver quais tipos de conteúdo funcionam analisando métricas como compras, cliques e engajamento social. Cada aprendizado o ajudará a melhorar o design, as mensagens, os CTAs e as metas de público-alvo para futuras campanhas de marketing de influenciadores.

Quais as camadas de influenciadores do Instagram estabelecidas pela indústria?

O número de influenciadores no Instagram está em constante crescimento. Se você deseja promover sua marca no Instagram, pode ser difícil distinguir entre os milhões de Instagrammers por aí. Os profissionais de marketing enfrentam o desafio de fazer parceria com o influenciador certo que pode gerar resultados para sua empresa. As camadas de influenciadores estabelecidas podem ajudar a diferenciar o tamanho e o alcance de diferentes influenciadores:

  • Nanoinfluenciadores : 1.000 a 10.000 seguidores
  • Microinfluenciadores : 10.000 a 50.000 seguidores
  • Influenciadores de nível intermediário: 50.000 a 500.000 seguidores
  • Macroinfluenciadores : 500.000 a 1 milhão de seguidores
  • Megainfluenciadores : mais de 1 milhão de seguidores

Texto publicado originalmente em inglês no site Mediakix. Com informações obtidas no YOUPIX Talks de janeiro de 2020. 😉

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