Como maximizar seus resultados no digital através do Marketing de Influência?

YOUPIX
YOUPIX
Published in
4 min readJan 29, 2021

--

Soluções para as três principais dores das marcas na hora de realizar ações com influenciadores: planejar, encontrar os influenciadores certos e medir os resultados.

Muitas marcas têm vontade de trabalhar com o marketing de influência mas não sabem muito bem por onde começar. Como alcançar sucesso nas campanhas utilizando influenciadores? Será que escolher um creator com milhões de seguidores é a resposta para todos os problemas? São muitas as dúvidas para chegar na #publi perfeita e é isso que vamos tentar solucionar aqui hoje!

Para uma estratégia de influência bem sucedida, é preciso planejar, encontrar os influenciadores certos para a sua campanha e medir os resultados de forma correta.

Se você quer uma #PubliSemPreguiça para a sua marca, pode ter certeza que você vai precisar seguir todos esses passos sem preguiça também!

O planejamento é a primeira etapa para uma boa estratégia de marketing de influência. Nela, é preciso entender a atuação do influenciador em cada etapa do funil:

Cada fase exige uma narrativa diferente na sua comunicação e também vai orientar a escolha dos influenciadores certos e das métricas a serem avaliadas. Se você precisa de visibilidade, talvez um creator com mais seguidores seja a melhor opção. Mas, se você precisar de conversão, um influenciador com uma base mais engajada pode te dar um resultado melhor. Qual é o objetivo da sua campanha? Não saia da fase de planejamento sem defini-lo!

Depois de planejar, como encontrar o influenciador certo para falar da marca? Agora que você já definiu onde quer chegar, fica mais fácil definir o creator! E para te ajudar nessa definição, você pode considerar alguns critérios:

  • Audiência: tamanho da base do influenciador e tipo de engajamento. Nesse momento você pode olhar o quantitativo de acordo com o objetivo da sua ação.
  • Conteúdo: ele é a BASE da influência. Por isso, é importante entender a capacidade criativa do creator, formatos que ele já trabalha (e que dão certo) e se o conteúdo atende o escopo da sua ação.
  • Relevância: qual nível de engajamento da audiência, valores expressos pelo creator, grau de autoridade reconhecida, territórios de fala do influenciador e se isso tudo está conectado com a sua marca.

Um bom parâmetro é se perguntar: a minha marca compartilharia os conteúdos desse influenciador? Se a resposta for não, é melhor escolher outra pessoa. É ESSENCIAL que os valores da marca estejam alinhados com o do influencer e vice-versa.

Com o creator escolhido, entenda a possibilidade de co-criar! Dividir os problemas e objetivos da marca pode te ajudar a chegar em melhores soluções. Influenciadores têm que ser parceiros do seu negócio e não meros espaços de mídia. Afinal, quem melhor do que o influenciador para traduzir os anseios da própria base e ajudar a entregar a sua marca da melhor forma para ela?

Planejamento feito, influencer escolhido, job entregue! Peraí, que o trabalho ainda não acabou. Ao final de toda ação, é de EXTREMA importância que você mensure os resultados!

E como medir? Uma planilha com o histórico de parcerias e posts já resolve! É importante determinar as mesmas métricas para comparação. Nela você pode colocar o link do post e o que você precisa medir, como: alcance, engajamento (like, comentários, compartilhamentos, post salvo, etc). Essa planilha vai te ajudar a comparar os resultados e entender quais ações e formatos performam melhor.

Uma métrica importante para observar é a RETENÇÃO DA MENSAGEM, ela vai mostrar qualitativamente como a sua ação está indo. Ter muitos comentários na postagem da marca no perfil do influencer parceiro é ótimo! Mas quantos deles falam do seu produto? A sua mensagem está chegando no consumidor? Olhar a qualidade dos comentários além do número pode te dar um norte para próximas postagens.

Com todos os dados compilados, pode ter certeza que as suas próximas ações com influenciadores serão cada vez melhores e mais assertivas.

Esse passo a passo faz parte do Influencer Marketing Program, nosso curso de estratégia de influência, que apresenta os 17 passos para um planejamento estratégico DE RESULTADO com influenciadores. No curso você vai aprender a planejar a partir de KPIs claros, com metodologias desenvolvidas por quem mais entende do assunto, planilhas editáveis, worksheets e cases reais.

100% dos alunos do IMP afirmam que o curso trouxe as metodologias necessárias para que eles pudessem criar ações de mais eficiência e impacto com influenciadores.

A próxima turma já está com matrículas abertas e o curso acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, 03, 04, 06 e 15 de março. Quer saber mais sobre como o Influencer Marketing Program vai trazer o repertório que você precisa para ter resultados efetivos com influência?

Clique aqui e descubra!

A demanda por profissionais que entendem de influência está crescendo. Conquiste as habilidades necessárias para liderar esse mercado!

Vem fazer sua matrícula! :)

--

--

A YOUPIX é uma consultoria de negócios para a Influence Economy.