Como identificar um influenciador digital

45 dicas rápidas e sinceras sobre influência e internet

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por Bia Granja, co-founder do youPIX

Em minhas aulas, palestras e consultorias, um dos momentos que mais gera debates é quando alguém me pergunta o que é um influenciador, pra que ele serve, do que se alimenta e como se reproduz.

De alguma forma que foge à minha compreensão, para algumas pessoas, o fato de um youtuber influenciar toda uma geração ou um blog formar opinião é algum tipo de ofensa ou erro cósmico.

"Como pode esse mané que só fala besteira ser um influenciador?", eles me perguntam. Daí eu faço todo um discurso que é uma síntese de dois textos que eu já publiquei neste mesmo website. Se quiser entender o contexto e o cenário onde essas pessoas se tornaram influentes, leia esses dois artigos: Juvenóia e Idiotas falando para câmeras.

Por hoje, resolvi criar uma lista bem fácinha de acompanhar, daquelas que a gente pode imprimir e usar como check list sempre que pintar alguma dúvida na hora de identificar um influenciador digital. Dá pra fazer isso quantitativa e qualitativamente, mas o peso maior sempre vai residir no segundo item. Ferramentas automáticas podem facilmente determinar o impacto quantitativo de um influenciador, mas é na parte quali que está a verdadeira inteligência.

Vamos lá?

1) Um influenciador é aquele que influencia.

2) Influenciar, do dicionário que eu achei no Google, é a “ação de um agente físico sobre alguém ou alguma coisa, suscitando-lhe modificações”.

3) Pessoas "da internet" não são influenciadoras DIGITAIS, elas são influenciadoras e ponto! Não existe mais on e off.

4) Para que uma pessoa se transforme em influenciadora, é preciso que ela esteja constantemente produzindo conteúdo.

5) E o que define esse conteúdo é a paixão e a autenticidade com que ela o produz.

6) Um influenciador produz conteúdo com uma frequencia alta, determinada ou consistente.

7) Se um influenciador não é apaixonado pelo que faz, ele não é um influenciador, ele é um oportunista.

8) Um influenciador sabe que criou uma marca e que precisa zelar por ela.

9) E entende também que criou uma nova profissão e faz parte da construção de um novo mercado.

10) Um influenciador pensa na perenidade do seu trabalho e em como manter sua indústria saudável.

11) Só existe uma coisa que um influenciador ama mais do que o conteúdo que cria: sua comunidade de fãs.

12) Um influenciador é imperfeito, humano. Se tiver tudo perfeitinho demais, desconfie.

13) Um influenciador não é, necessariamente, uma celebridade.

14) E vice-versa.

15) O que define um influenciador não é o quanto ele é conhecido, e sim o quanto ele é reconhecido.

16) Não existe relação direta entre influência e números.

17) A “cultura de massa” não se aplica à esse universo de influenciadores.

18) Um influenciador pode ter impacto dentro de um nicho específico.

19) Número não é tudo. Comunidade é mais que tudo.

20) Audiência é número. Comunidade é família.

21) Influência é sinônimo de representatividade.

22) Se o influenciador não gera identidade, ele não é influenciador.

23) Influência é sinônimo de credibilidade.

24) Se a genuidade da pessoa é questionável, sua influência também é.

25) Nunca defina um influenciador pelo seu número de seguidores, estes podem ser comprados.

26) Nunca defina um influenciador pelo número de likes em sua fanpage, estes também podem ser comprados.

27) Nunca defina um influenciador pelo número de pageviews do seu blog, estes podem ser fabricados.

28) A mesma coisa para views no Youtube, likes no Instagram, Vine e qualquer plataforma digital.

29) Um influenciador não precisa adulterar relatórios de audiência.

30) Mesmo porque, a principal métrica de influência é o engajamento.

31) Engajamento é sinônimo de comentário, compartilhamento, marcação, resposta, reply, watch time e time spent.

32) Um influenciador converte!

33) Um influenciador sabe como transformar audiência em comunidade.

34) Um influenciador não constrói sua comunidade na base do “Sigo, SDV”.

35) Influenciadores conversam com suas comunidades e cuidam delas com carinho.

36) Uma comunidade corresponde à totalidade de organismos vivos que interagem entre si em um nível elevado e complexo e não apenas à uma porção de indivíduos que se reúnem em torno de algo.

37) A importância dos fãs, inscritos e seguidores de um influenciador é o que define sua relevância.

38) Um influenciador é MUITO próximo do público com quem ele fala, tipo da família.

39) Não existem apenas 5 influenciadores no mundo, existem milhares.

40) Influenciadores não precisam da televisão para se validar.

41) Um influenciador não mora apenas no Eixo Rio-SP, ele pode fazer seu conteúdo e construir sua comunidade a partir dos rincões mais distantes do centro “econômico e cultural” do país.

42) Ele também é de todas as raças, de todos os gêneros, de todos os credos, de todas as cores, alturas, pesos e sabores… ele é o que é e o que quiser ser.

43) Um influenciador entende as especificidades de cada plataforma digital onde atua e a melhor linguagem pra falar com sua audiência nelas.

44) Um influenciador que ganha dinheiro com seu trabalho não é um vendido.

45) Um influenciador que topa participar de qualquer campanha ou ação de marca por dinheiro é vendido.

Essas são algumas maneiras bem macro de explicar o que faz de um influenciador um influenciador, cada tópico dessa lista poderia ser aprofundado em um artigo único. Mas daí ia virar textão, ninguém ia ler e também ficaria difícil de imprimir pra levar na reunião.

Fiz essa lista rapidinho, em uma sentada, sem nem pensar muito à respeito. Perceba a complexidade da coisa e quantas variáveis diferentes fazem de um influenciador um influenciador.

O que mais você acrescentaria à essa lista? Me ajude a completa-la deixando anotações e comentários ao longo do texto ou, se preferir, escrevendo uma resposta mais longa pra ele. Quero te ouvir.

Não abordei aqui as questões específicas da relação entre marcas e influenciadores. Estou programando pra semana que vem um outro artigo específico para marcas e agências que querem entender como identificar um influenciador com perfil específico para uma campanha e quais são as melhores práticas na hora de trabalhar com eles. Se tiver alguma sugestão, peço que já deixei aqui ao lado uma anotação. ❤

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