Catraca Livre - Um estudo sobre seus posts

Marcelo Ramires
YOUPIX
Published in
5 min readJan 8, 2016

--

Em 2012 comecei a seguir o Catraca Livre, página com foco em cultura e cidadania nascida em 2008, que ingressou no Facebook em 2010. Sempre postaram coisas interessantes, sobre eventos culturais, shows gratuitos, temas interessantes, etc. Tive várias experiências boas graças a esta página, que hoje tem mais de 6 milhões de seguidores, provavelmente a mais seguida do Brasil em sua categoria.

Fui a uma palestra de seu fundador (e atual coordenador), Gilberto Dimenstein — jornalista de muito sucesso — que foi muito inspiradora, onde ele mostrou um pouco dos valores e motivações que o levaram a criar o Catraca Livre.

Já faz algum tempo que venho percebendo que a qualidade, diversidade, e originalidade de seus posts vem caindo bastante. Posts com cara de “deve ser falso”, ou que trazem um sentimento de “já vi isso antes”. Títulos enganosos e sensacionalistas, que levam a posts vazios e mal fundamentados, claramente escritos com o intuito de buscar cliques para a página.

A presença de comentários recentes criticando a queda de qualidade dos posts do Catraca Livre é um bom indicativo de que a página realmente piorou.

Data Science

Sou Engenheiro de Software, e ultimamente ando estudando bastante coisa da área que nunca dei tanta atenção, e a minha brincadeira da vez é Ciência de Dados, o que pode ser definido como a extração de conhecimento e conclusões a partir de uma massa de dados.

Para aplicar isto ao tema deste post, criei um programa em Python que baixou, via a API do Facebook, todos os posts já publicados na página do Catraca Livre. São mais de 610 mil posts ao todo, o que exigiu em torno de 6100 requisições pela API, que limita cada requisição a 100 posts. Então construí com este programa um único arquivo JSON com toda a massa de dados extraída.

Com todos os dados dos posts do Catraca Livre em mãos, utilizei Jupyter Notebook, para organizar, processar, extrair dados, e gerar visualizações sobre os posts. Seguem algumas conclusões que tive.

A página cresceu bastante ao final de 2014

Ao final de 2014, aparentemente houve uma forte guinada na redação do Catraca Livre. A quantidade de posts subiu muito nessa época. Nenhuma crítica aqui, somente entendendo o crescimento da página.

A prática de re-publicar posts antigos começou a ficar muito frequente

Esta é uma atitude bastante criticada nos comentários. Posts são re-publicados muitas vezes, o que começou a irritar os leitores.

Então decidi ver quantas das postagens do Catraca Livre tratavam-se de posts repetidos. Descobri que trata-se de uma grande porção, e que esta prática tornou-se comum também no final de 2014:

Em Outubro de 2015, 41% dos posts foram reposts.

O post mais re-publicado de todos na página é este, que foi publicado um total de 91 vezes. Sempre com um texto, e uma imagem diferentes:

As 91 postagens deste mesmo link foram distribuídas em pouco mais de um ano. Veja a distribuição de quando este post foi publicado na página do Catraca Livre:

A vida da galera em casa foi BEM transformada em julho de 2015

A quantidade de posts sobre sexo subiu muito

Sexo é um tema que até se encaixa na proposta do Catraca Livre. Enquadra-se de certa forma em cultura, quebra de tabus e bem-estar. Mas de uns tempos para cá, foi possível perceber que a frequência com que posts relacionados a sexo são publicados no Catraca Livre subiu muito.

Através da verificação da presença de uma lista de palavras relacionadas a sexo na url do artigo compartilhado, consegui obter a frequência com que posts relacionados a sexo são publicados. Com esta abordagem, é possível ter perdido um ou outro post com título mais discreto, mas que não possui falsos positivos

Conclusão

A qualidade do catraca-livre de fato caiu.

Além dessas estatísticas apresentadas, a página também piorou em vários outros aspectos não-mensuráveis, como uso de títulos sensacionalistas, e que omitem informações básicas no título e corpo da postagem com a finalidade de conseguir cliques. Além de temas rasos, e por vezes fúteis, que não agregam muito ao leitor.

Em sua palestra, Gilberto Dimenstein disse que tentaria se afastar um pouco do Catraca Livre para que este tomasse vida própria. Talvez este seja o resultado.

Não sou só eu que penso assim:

Sugestão ao Catraca Livre: ouçam seus leitores, e parem de só caçar cliques.

Update:

Enviei este post ao Gilberto Dimenstein, e parece que as críticas foram bem recebidas. Espero que surta algum efeito :)

Como fiz este post

Veja o código no repositório no GitHub:

--

--