As 5 principais tendências no marketing de influência pra 2023

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4 min readFeb 1, 2023

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A nova era do Marketing = Influência e Comunidade

As marcas já aprenderam que é fundamental inserir e explorar ações com criadores de conteúdo em suas estratégias de marketing. Existem oportunidades de evolução dos modelos, governança, mensuração e atuação estratégica, que são consequências do aumento do investimento e de um maior nível de complexidade e maturidade das ações.

Confira agora quais são as tendências do Marketing de Influência pra 2023 e não fique pra trás!

Se o BeReal foi hype ou não, não sabemos. Mas uma coisa é certa: todo esse auê mostrou pra gente que a galera quer mesmo é se conectar e ter contato com a vida real. Estamos em busca dessa re-humanização. Além disso, a tendência do “EAT THE RICH” está em alta. A vida real é o novo cool! Considere isso quando for escolher os influencers pra sua campanha e tbm na forma como você planeja as ações. Criação de conteúdo não é mais sobre criatividade e entretenimento, é sobre UTILIDADE!

O valor inerente do Marketing de Influência não é pagar pra interromper a relação do creator com sua audiência introduzindo ali um publi da marca; o valor está em pagar pra entrar na conversa. Como fazer isso? Pense em nichos e territórios e não em demografia. Crie uma régua de conteúdos com o creator que passe por diferentes estágios do funil e mire em relações de longo prazo. Dessa forma, seu influencer deixa de ser um outdoor e vira um conector da sua marca com a comunidade dele.

Pare de mandar um briefing todo engessado pros creators e comece a compartilhar os objetivos, metas e métricas da sua campanha. Deixe o criador CRIAR em cima disso e veja como ele é capaz de resolver seus desafios de um jeito muito melhor e numa linguagem que converte muito mais do que aquela que veio toda perfeitinha e engessada da sua marca. 2023, né gente? O que muita gente chama hoje de co-criação é, na real, o que toda parceria com creators deveria ser.

Marcas passam a enxergar e trabalhar com o creator não só como um espaço de mídia, mas também como um ecossistema de fornecimento de serviços de consultoria, produção, digital, criatividade e conteúdo. Como é na prática? Coloque o creator na estratégia, seja pra criar conteúdo pra marca em uma linguagem contextualizada e nativa; seja para criar campanhas de mídia para as marcas; seja para cocriar produtos ou para traduzir comportamentos e culturas para as marcas. Não contrate só pro publi.

A aplicação da influência nas empresas já transcendeu a área de marketing. Além dela ser hoje uma ferramenta estratégica de comunicação, também é uma soft skill para uma nova geração de executivos e stakeholders da empresa. Qual a tendência? Profissionais com olhar transversal pra aplicar influência dentro da empresa, lideranças com poder de decisão e orçamento para integrar as iniciativas internas e externas tanto no marketing de influência como nas oportunidades de negócio na Creator Economy.

Essas tendências saíram do nosso report de tendências pra Creator Economy 2023, onde você encontra mais 30 microtendências que vão te ajudar a se preparar estrategicamente pra esse ano. Clique aqui pra baixar.

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A jornada de conhecimento do IMP inclui:

  • Acesso ao Fator YPX — metodologia aplicada nos projetos de consultoria da YOUPIX;
  • 35 horas de conteúdos exclusivos (34h ao vivo + 1h assíncrona);
  • 13 professores incluindo Bia Granja e Rafa Lotto, além de um time de experts do mercado de influência;
  • 6 estudos de caso que abordam pontos diferentes de uma estratégia de influência;
  • Apostila com os conteúdos das aulas;
  • ToolBox exclusiva e completíssima contendo framework de planejamento estratégico, planilhas editáveis, modelos de contratos, briefing, relatório, matriz de Influência, fluxo de gestão de campanha e mais algumas ferramentas que farão seus dias mais leves e deixarão o peso para os seus resultados;
  • Acesso à Comunidade IMPer, a maior comunidade de estrategistas de influência do país composta por formandes do IMP e onde você terá acesso a uma agenda continuada de aulas, conteúdos, cases, pitchs, masterclass, plantão tira-dúvidas e network entre IMPers.
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